O CVV em Curitiba, iniciou suas atividades em 1980 e realiza, hoje, cerca de 2.500 atendimentos telefônicos e tem cerca de 1.000 e-mails respondidos por mês, além de outras atividades voltadas à comunidade.
Nestes 39 anos, foram mais de 1.200 voluntários que prestaram serviços ao CVV Curitiba, sendo 80 em atividade atualmente.
O Posto CVV Curitiba está localizado à Rua Carneiro Lobo n.º 35, Água Verde, em sede onde são feitos os atendimentos, telefônicos e presenciais, e o rigoroso e contínuo processo de capacitação de seus voluntários. Ocupa imóvel de propriedade da FAS - Fundação de Ação Social, órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Curitiba. No mesmo terreno, mais ao fundo, outro imóvel, também de FAS, abriga a instituição RECRIAR.
As ações do CVV CURITIBA, aquelas voltadas ao "cliente", se dão, basicamente, através de dois serviços: o "Linha da Vida" (com atendimento telefônico e por email) e o "CVV Comunidade". Outras ações, voltadas à formação e capacitação dos voluntários, comunicação, divulgação, manutenção do Posto e gestão financeira, se dão através de Grupos de Trabalhos específicos.
Todo este trabalho - atendimentos, palestras, capacitação, divulgação, coordenação - é realizado exclusivamente por voluntários.
As ações do Posto são coordenadas por um coordenador e dois vice-coordenadores, além de uma instância superior, o Grupo Executivo (GE), formado por estes três coordenadores e todos os coordenadores dos Grupos de Trabalho e Grupos de Voluntários.
Os "clientes" CVV são as pessoas que procuram a instituição, através do telefone, do chat ou pessoalmente. O atendimento telefônico se faz 24 horas por dia, 365 dias no ano.
São também "clientes" as pessoas acessadas pelos trabalhos externos, na forma de palestras e trabalhos de reflexão e acolhimento realizados em escolas, órgão públicos, CAPS-AD, presídios e associações. Estas atividades, acrescidas do CINE SER, compõe o programa CVV Comunidade.
Os atendimentos são realizados através de dois ramais VoIP, em 42 plantões semanais, de 4 horas e meia, resultando em atendimento 24 horas por dia e 365 dias por ano. Nem todos os plantões contam sempre com dois voluntários; mesmo assim, são realizados cerca de 2.500 atendimentos telefônicos mensais.
Das 42 escalas de plantão semanais, cerca de 12 escalas, muitas das quais no período noturno, foram atendidas através de uma escala de rodízios, onde todos os voluntários se revezam e realizam plantões extras para cobrir a "janela". Há ocasiões em que um plantão noturno fica sem atendimento, em decorrência da falta de voluntários e, também, em boa medida, da falta de segurança do local nos últimos tempos.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional promovida pelo CVV em conjunto com outras entidades, com o objetivo de desmistificar o tabu em torno do tema “suicídio” e conscientizar a população que o suicídio pode ser prevenido. O resultado de algumas ações do CVV Curitiba podem ser vistas na galeria abaixo.
Esta é uma atividade que atinge "cliente" e potenciais futuros voluntários. Uma atividade intensa, que se faz através de inserções em jornais, rádios e programas de TV, quando possível. Além destas inserções periódicas, ações específicas são realizadas, como, por exemplo, o Setembro Amarelo.
São atividades demandantes em recursos humanos - os próprios voluntários - e em recursos financeiros expressivos, buscados, em sua maior parte, junto aos fornecedores e parceiros.
Formação de novos voluntários
A cada ano, são realizados de 3 a 4 cursos para a formação de novos voluntários. O curso desenvolve-se em três partes: três encontros iniciais, em três dias; nove encontros semanais; e três estágios semanais, atendendo o telefone, acompanhado por voluntário mais experiente. Oitenta candidatos, em média, se inscrevem a cada um desses cursos, onde cerca de 10% a 20% acabam concluindo e optam por se tornarem voluntários efetivos.
Capacitação contínua dos voluntários
A capacitação contínua dos voluntários é ferramenta principal para manter a qualidade dos atendimentos e fortalecer a instituição.
Cada curso é uma oportunidade para refazer o contato com a filosofia e aprimorar a sua compreensão.
Reuniões de Grupo de Treinamento
Cada voluntário é alocado em um dos cinco Grupos de Treinamento, que reúnem-se bimensalmente.
Nestas reuniões, busca-se o treinamento contínuo, com a "simulação" e discussão de atendimentos relevantes, a informação de assuntos do Posto, discutidos nas reuniões mensais do Grupo Executivo, exercício de Vida Plena, no qual, novamente, atenta-se para o autoconhecimento.
Reuniões Geral de Voluntários
A cada dois meses, todos os voluntários são reunidos na RGV - Reunião Geral dos Voluntários, para atualização de informações, aprofundamento em algum tema específico e confraternização.
Encontros Regionais e Nacional
São realizados Encontros Nacionais e Regionais todos os anos, novamente, com o fito de aprofundar temas de interesse do CVV, participar de cursos de capacitação e adaptar a instituição aos novos desafios.
A operação e manutenção dos postos CVV são de responsabilidade de cada posto individualmente, apesar do vínculo com o CVV nacional e regional. Inclusive, a estes os postos devem fazer contribuições.
Financeiramente, os postos são mantidos com a doação pecuniária dos voluntário (contribuição esta não obrigatória), eventos, como cafés e jantares, rifa entre os voluntários, e alguma participação da comunidade em alguns serviços ou produtos.
As despesas ordinárias anuais são da ordem de R$24.500,00, distribuídas como segue:
Além destas despesas, eventos realizados carecem de orçamento e fonte de recursos próprios. Desta forma foi o Encontro Regional Catarina, realizado em Curitiba em 2015, que contou com receitas e despesas equilibradas da ordem de R$21.000,00.
Conforme mencionado, os recursos provêm basicamente de doação de voluntários e de terceiros, de eventos, rifas e bazar. Entre os eventos, o Jantar das Emoções, realizado em setembro ou outubro, têm sido elemento de congraçamento, divulgação e captação de recursos.
Esta página não é mantida, não representa e não possui relação direta com o CVV - Centro de Valorização da Vida. Para maiores informações sobre o CVV, acesse www.cvv.org.br
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